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Marketing de e-commerce

Como você pode obter mais visitantes para sua Loja Virtual?

Talvez a propaganda mais importante – e barata – para o seu negócio virtual seja a otimização para sites de busca (links não pagos). Essa é a estratégia de classificação elevada para as palavras-chave preferenciais que remetem aos principais produtos da sua loja dentro dos mecanismos de busca.

Ficar bem posicionado em sites de busca exige um grande trabalho e conjunto de práticas para a sua Loja. A ideia aqui não é enganar os motores de busca, mas deixar sua loja relevante para as pessoas que buscam os produtos que você vende. Esta abordagem é chamada de search engine optimization, ou SEO.

Abaixo, algumas dicas:

  • Escreva um título de página rico em palavras-chave que você deseja que as pessoas encontrem nas suas buscas. Entre 5 e 8 palavras. Remova o maior número de “enchimentos” como “a”, “e”, etc; este título da página aparecerá em destaque nos motores de busca quando a página for encontrada.
  • Seduza os pesquisadores a clicar em seu título, tornando-o uma provocação.
  • Planeje o uso de algumas palavras-chave descritivas, juntamente com o nome da empresa em sua página.
  • Se você é especialista em roupas de bebê e é isso que as pessoas procuram, não use apenas o nome da empresa “BabyLand”, use as palavras que as pessoas têm mais probabilidade de pesquisar no primeiro no título, como “roupas para bebês”.
  • Coloque as palavras-chave no primeiro parágrafo de seu corpo de texto. Os sites de busca esperarão que seu primeiro parágrafo contenha as palavras-chave mais importantes para o seu negócio.
  • Use palavras-chave como links para mais conteúdo. Os sites de busca estão procurando pistas sobre o foco de sua página. Quando eles vêem palavras em links no corpo do texto, eles as consideram potencialmente importantes.
  • Crie um Mapa do Site. Uma página de mapa do site com links para todas as suas páginas pode ajudar os motores de busca (e visitantes) a encontrar todos os seus produtos.
  • Promova sua loja em redes sociais como Twiter, Facebook, Orkut e crie links para seu site. Produza videos para os seus produtos e publique-os no Youtube e Vimeo. Tudo isso ajudará sua loja a ter relevância nos sites de busca.
  • Comece um blog que promova sua loja. Hospede o blog em seu próprio domínio. Se você oferecer excelente conteúdo e comentários relevantes, as pessoas tendem a clicar nele, aumentando a classificação da sua loja virtual.
  • Promova sua loja em fóruns online e listas de discussão onde seus produtos tem a ver com as discussões.

Estratégias de e-mail marketing

  • E-mail é um dos mais importantes meios de trazer pessoas à sua Loja Virtual. Não confunda newsletters com spam, ou seja, não envie e-mails em massa a pessoas que não solicitaram ou permitiram que você enviasse suas ofertas.
  • Instale em sua loja um cadastro do tipo “Receba nossa Newsletter”. Assim você constitui um mailing relevante de potenciais clientes.
  • Criar um boletim mensal (newsletter) sobre as novidades e promoções da Loja é um grande alavancador de vendas.
  • Anuncie em newsletters que possuam conteúdo relevante para os seus produtos. Por exemplo, se você vende vinhos anuncie em newsletters que dão dicas sobre hamornização de vinhos com pratos da culinária.
  • Compre anúncios com o Google AdWords. Esses são aqueles links pagos que aparecem normalmente no canto direito ou na parte superior da sua busca. Essa é uma estratégia bastante eficaz. Contudo, você paga por cada clique no seu anúncio. Ou seja, é preciso calcular Investimento x Retorno. Sugerimos buscar serviços especializados para você não jogar dinheiro fora.
  • Listar os seus produtos em sites de comparação de compras e sites de leilão também costuma ser eficiente, desde que você tenha preços atraentes. Da mesma forma que o AdWords, você paga por clique.
  • Se você conseguir implementar algumas ou todas estas dicas, terá grandes chances de obter sucesso na sua loja virtual. Na dúvida, consulte especialistas que podem ajudar você a priorizar a estratégia mais adequada com o seu negócio online.

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